terça-feira, 21 de agosto de 2012

Altar


Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. (Salmos 121:1)

Neste versículo, Davi estava dizendo que sabia que de cima do monte, simbolizando um altar, viria o socorro para os momentos de angústia.
Nos tempos do Êxodo, Deus mandou que Moisés construísse um altar de pedras, quando terminou Deus mandou que ele subisse no altar e Moisés pensou em construir uma escada. Moisés pensava que para Deus quanto mais depressa melhor. Mas Deus é o Mestre da paciência e da perseverança.
Deus instruiu Moisés a construir uma rampa de barro. O material, o barro, é volumoso e fofo, mas se batermos no barro ele perde o volume e torna-se firme. E Moisés assim fez.
Com a rampa terminada, Moisés viu que podia agora subir até o cume do altar. E começou a subir ereto, mas não conseguiu, tentou subir a correr mas também não conseguiu, tentou pegar distância pra subir depressa mas só foi até metade do caminho.
Até que Moisés "enxergou" que só daria certo subir de joelhos, com a boca quase beijando o pó. E Deus fê-lo entender que de joelhos é mais vagaroso, mais dolorido e mais cansativo, mas é só dessa maneira que ele conseguiria chegar ao cume sem cair e sem ter que voltar atrás.
Se Deus tivesse permitido que Moisés construísse uma escada, ele subiria com o corpo ereto, o pescoço duro e o nariz empinado, subindo pela rampa ele chegou de joelhos e com a cara no pó, humilhado, mas firme em fazer a vontade do Senhor.
No cimo do altar Deus mandou que Moisés cavasse no meio do altar e acendesse uma chama, daí vem o versículo de Levítico 6:13:

O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.

Em cima do altar é onde Deus ouve as nossas orações, é de cima da montanha que Deus resolve o problema, é de cima da montanha que Deus provê o socorro. Mas só dá para chegar no cume da montanha de joelhos. Só de joelhos, com a cara no chão e a boca no pó.
E mais, Deus ordenou que nesse altar só poderiam ser sacrificados gado, bodes/cabras e ovelhas. Pois onde tem sangue, tem sacrifício, e onde existe sacrifício existe resposta do Senhor dos Senhores, existe Providência Divina.
Um bode ou uma cabra quando levada ao matadouro sente o cheiro da morte e começa a dar coices, já uma ovelha, ela vai muda ao matadouro, ela chora quando sente a morte.
E quando Moisés lança sangue sobre o altar e o fogo alastra o cheiro sobe às narinas de Deus e Ele ouve a oração. Deus ouve com o nariz e escuta com os ouvidos.
E é dos montes que sai uma chama que não se apaga, uma providência sem par e o socorro na hora da angústia.

Que olhemos sempre para os montes, pois é de lá mesmo que o socorro vem. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, critique e pense através dos dedos.